top of page

Lourenço de Bem

Natural de Porto Alegre-RS, nasce em 1956. Filho de pais artistas plásticos e educadores. Desde cedo tem acesso ao ateliê do pai e de tudo o que acontece no mundo da criação como desenho, pintura, gravura e escultura. Convive e desfruta do que acontece num ateliê e sempre tem ao alcance das mãos papel, lápis e tinta para brincar. Em família, acompanhava as exposições do pai, Glênio Bianchetti, e dos amigos do pai como Carlos Scliar, Glauco Rodrigues e outros pintores gaúchos. Em 1962, muda-se para Brasília. Então, com 6 anos, conhece a cidade ainda em construção.

 

Tudo em Brasília era tão jovem como ele, impregnado de poeira e de esperança. Visitando as construções da cidade tem contato com a arquitetura de Oscar Niemeyer e vê o plantio das primeiras árvores no Eixo e o asfalto tão festejados. Lourenço de Bem cresce com a cidade. Em 1977 faz sua primeira exposição individual de quadros, participa de salões em Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Santos e Brasília onde é premiado no Salão Universitário e ganha sua primeira viagem para estudar no MAM – Rio de Janeiro. Estuda desenho no CRESÇA e faz curso de policriatividade que amplia, de maneira sifnificativa, sua visão sobre as linguagens artísticas. Em 1986 é contratado como professor de pintura do CRESÇA, onde leciona por 02 anos.

 

Em 1989 inaugura seu próprio ateliê, trabalhando como pintor e escultor. Um ano mais tarde, volta a dar aulas de pintura e criatividade e forma grupos de pintura como o Grupo Todos de Bem, Terra Tinteira e outros que expõem no Brasil e no exterior. Em seu ateliê, Lourenço de Bem, reune artistas de Brasília para debates, projetos e exposições, onde exerce importante papel cultural, influenciando e formando novos talentos.

Lourenco-de-bem.jpeg
Captura de Tela 2023-06-27 às 14.24.59.png

O Atelier Lourenço de Bem, inaugurado em 1989, possui uma arquitetura peculiar projetada pelo próprio artista. Ele abrange espaços para aulas de pintura e escultura, um amplo ambiente gastronômico, além de servir como ponto de encontro cultural e palco para eventos importantes na cultura brasiliense. Também funciona como galeria para exposições, local para palestras, apresentações culturais, performances e shows.

As esculturas conhecidas como "Pedras", embora carreguem a marcante identidade do artista, foram elaboradas e instaladas em diferentes locais com diferentes propósitos. A "Tribo do Zé" é uma série de esculturas feitas em papel machê, produzidas e adaptadas pelo artista para alcançar formas mais volumosas. A figura do Zé foi a primeira criada, e ao longo do tempo, Lourenço de Bem acrescentou amigos, esposa e filhos à tribo.

As telas da série "Capim-Cerrado" apresentam uma característica marcante de contraste, que realça o volume, as tonalidades e a profundidade, atraindo o olhar do observador para a beleza infinita da paisagem cotidiana do cerrado brasileiro. Esse trabalho, já desenvolvido há mais de 15 anos, é amplamente reconhecido entre apreciadores de arte, e várias dessas telas foram adquiridas por pessoas importantes de Brasília, São Paulo e outros estados.

Os "Anjos" são o projeto mais recente em desenvolvimento por Lourenço de Bem. Inspirado por uma nova fase de sua vida, mais conectada ao universo imaterial da fé, esperança e bondade, ele pretende criar uma revoada composta por dezenas de esculturas de anjos, talvez representando uma abordagem contemporânea da beleza sacra.

Visite nossa
galeria online.

Conheça melhor a Divino Galeria. Quadros e obras de arte para sua residência ou ambiente corporativo.

Ver loja virtual / Galeria
WhatsApp Divino Galeria
bottom of page